Dia 27/03 vamos fazer uma visita à Escola da Ciência, Biologia e História.
Monitorados pelo professor Jorge Vinícus os alunos do 1º Ano do Ensino Médio ao 3º Ano do ensino médio farão uma visita à Escola da Ciência, Biologia e História do Espírito Santo.
Às 08:00 - 09:30 na terça-feira, os alunos terão uma visita com o tema: TEMPOS REPUBLICANOS EM VITÓRIA: de Vila a Cidade – Ensino Médio.
Enquanto os alunos da 5ª à 8ª série, farão VIAGEM À PRÉ-HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO – fundamental II.
Visita dia 27/03 - terça-feira
de 08:00 - 09:30 - Ensino médio
09:30 - 11:00 - Ensino Fundamental II
Escola da Ciência, Biologia e História
telefone (27) 3332-1612,
e-mail ecbh@vitoria.es.gov.br.
Endereço: Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste - Sambão do Povo.
VIAGEM À PRÉ-HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO – fundamental II
O ES também passou pelo período conhecido como pré-história? Quais os vestígios desse período em nosso território? Que conhecimentos as populações da época possuíam para garantir sua sobrevivência? Qual a relação dessa sobrevivência com os manguezais?
No setor da pré-história a ECBH possui um acervo autêntico, recolhido em escavações de superfície em pesquisas realizadas na década de 1970. Assim, esse roteiro destaca inicialmente o trabalho do arqueólogo na descoberta dos vestígios da cultura material do ES no período conhecido como pré-história, sobretudo em Vitória e seu entorno. Os povos sambaquieiros que viviam em nosso território habitavam regiões próximas aos manguezais devido à facilidade de obtenção de alimentos e também fizeram uso de outros recursos naturais (rochas, por exemplo), na fabricação de ferramentas que lhes permitiam maior aproveitamento dos recursos alimentares. Ao final, as atividades propostas serão: simulação de escavação arqueológica e uma dinâmica de pintura rupestre.
OBSERVAÇÃO: Esse roteiro prevê a oferta de duas atividades simultâneas. Assim, a divisão dos grupos feita inicialmente para o atendimento na ECBH será mantida para a realização das atividades.
TEMPOS REPUBLICANOS EM VITÓRIA: de Vila a Cidade – Ensino Médio
Que transformações ocorreram em Vitória por ocasião da Proclamação da República? Que impactos esse acontecimento histórico teve sobre a arquitetura e o urbanismo da cidade? E sobre os ecossistemas locais? Quem financiou as transformações? Quais as melhorias ocorreram na cidade? Quais foram as desvantagens? É possível observar na paisagem natural e construída atuais tais transformações?
Nesse roteiro convidamos a refletir sobre a vila colonial que foi transformada pela nova mentalidade republicana e o posterior processo de verticalização e de aterramento que continuou a impactar o território da capital do ES nas décadas posteriores. Num processo que só recentemente vem sendo contido, ganha relevo a importância da preservação do patrimônio histórico-arquitetônico que ainda hoje pode ser observado no núcleo original da cidade e seu entorno.